Orientação LG*

– Sobre a Ordenação de Diáconos (MG.Educação Religiosa)


Diretrizes para a ordenação bíblica de Diáconos

Depois de compreender Atos 6:1-7... Depois de compreender 1Timóteo 3:8-13... Depois de uma semana de oração...

Eu, _________________________________, em ___/____/_______ Assumi com Deus e em ___/____/_______ fui Ordenado pela igreja de Cristo, para ser um Diácono do Senhor, para a Glória do meu Deus. 1...Buscarei intensamente, sobre tudo, ser exemplo cristão (1Co.4:16, 11:1, Fp.3:17, 1Ts.1:6, 2:14, Hb.6:12; At.20:35, 2Ts.3:9, 1Tm.1:16, 1Tm.4:12, Tt.2:7, 1Pd.5:3, ) com meu viver, decisões, prioridades, mordomia, preferências, e testemunho. 2...Buscarei me alimentar incessantemente com a Bíbia, Oração, Consagração, Serviço e Adoração. 3...Buscarei sustentar a obra de Deus com minha Presença pontual, Amor incondicional, Dízimos (e oferta única e fundo missionário) fiel, Oração comprometida, Serviço Responsável. 4...Buscarei estudar, experimentar, ensinar, vivenciar o Amor Fraternal (Rm.12:10, 1Co.13:1-7), a Declaração Doutrinária da CBB e os Requisitos de Admissão do Estatuto da igreja (anexados na minha Bíblia). 5...Buscarei, a despeito de qualquer circunstância, estar engajado, coerentemente com a EBD, NOT, MG e Lideranças da Igreja. 6...Buscarei, acima de tudo, e a partir de tudo isto, cumprir o Programa Diaconal da igreja, seguindo fielmente as orientações que se seguem:

Responsabilidades... AMOR: (A)Atenção... Vigilância Fraternal e intensivo (semanal) a 5 alunos (ou casal) da classe, criando elos coletivos entre os cinco. (M)Mediação... Contato Semanal no mínimo: por telefone, internet, encontros, cultos. Informar a elas: atividades da igreja na semana, nascimentos, aniversário, boletim, mortes, viagens, doenças, etc., Acompanhamento a eles... ausência, saúde, viagem, informações, locomoção, ação social, orientação judicial, “mínimo conforto para membro 3anos”, Amigo não crente. Mínimo conforto: cama, geladeira, TV, sofá, cadeiras, mesa, 6 panelas, ventilador; Bíblia, Cantor Cristão, roupas e sapatos de domingo, Casa pintada, com piso, bicicleta (O)Oração... pelo menos uma vez por dia, por cada um dos 5 nome (ou casal), (espiritual, existencial, material, profissional, etc.); incentivando-os a orarem sempre uns pelos outros e motivos no boletim. (R)ReComissionar... Jesus comissionou (Mt.28:19s), o Diácono escolhe com os 5 alunos (ou casal), entre eles, ungindo-os em oração (com todos eles) as seguintes funções: Um DISCIPULADOR para atender pessoalmente (comprometidamente) às opções dos visitantes nos cultos e preparar batizandos (Amor, Req., Decl). e Quatro GANHADORES DE ALMAS para, cada um, orar, ligar, visitar, convidar, trazer, discipular, batizar, um mínimo de um Afastado e dois Não-Salvos. Dando a cada um, além do “AMOR”, incentivo, treinamento, material, monitoramento e outras ajudas que precisarem em suas missões.

AMOR FRATERNAL (ágape)... (que não é sentimento, mas desejo cristão de amar). Romanos 12:10... “Amai-vos calorosamente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos (prioridade) em honra (homenagem) uns aos outros.” 1Coríntios 13:1-7... “Se eu tiver a habilidade de falar idiomas humanos ou angelicais, e não amar o próximo, eu estarei só fazendo barulho. Se eu tiver a habilidade de proclamar a Bíblia, de conhecer muitos mistérios e conhecimentos, de ter a fé que move montanhas, nada vale, se não amar meus irmãos. Se eu tiver a habilidade de ajudar os pobres com tudo quanto tenho, de ser evangelista a ponto de ser queimado vivo, e contudo não amar os outros, como Deus quer, nada disto tem valor. O amor é muito paciente e bondoso com a pessoa que temos o desejo cristão de amar; nunca é invejoso ou ciumento, nunca é arrogante nem orgulhoso com a pessoa querida; nunca é atrevido, nem egoísta, nem tampouco agressivo com quem se quer bem. O amor não exige que o amado faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso com a pessoa querida. Não guarda rancor (antipatia) e dificilmente notará o mal que o querido possa estar lhe fazendo. Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra, quando a verdade triunfa a bem da pessoa amada. Quando amamos alguém, somos leais para com ele, custe o que custar. Sempre acreditamos que ele quer nosso bem, sempre esperamos o melhor dele em nosso favor, e sempre nos manteremos em sua defesa.

REQUISITOS DE ADMISSÃO IBC... Exigências estatutárias da igreja para que uma pessoa seja e se mantenha Membro Efetivo dela... (a)crer no perdão completo aos pecados, na salvação eterna imperdível e na santificação oferecidos pela Graça de Jesus Cristo; (b)confiar no amor, companhia, direção, proteção e domínio que Deus exerce sobre a Sua Igreja, Seus salvos e todo o mundo; (c)concordar com a Bíblia, em suas doutrinas pregadas pela Igreja e pela Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira; (d)desejar, com todo interesse, obedecer o que a igreja entender ser a Vontade de Deus, à luz da Bíblia, para os membros e suas famílias, no mundo; (e)dispor-se ao batismo ou novo batismo, por imersão, após profissão de fé, pela orientação da Igreja e por obediência ao Senhor; (f)ajustar-se à Igreja, seu Estatuto, suas decisões, suas atividades e sua liderança, num bom espírito de harmonia e submissão; (g)estar vivendo como solteiro, ou casado, ou separado judicialmente ou divorciado ou viúvo, conforme legislação em vigor; (h)afastar-se de todo comportamento que a igreja entenda como escândalo, imoralidade, inimizade, desonestidade, detração e vício; (i)ser correto nas transações, fiel nos compromissos, exemplar na conduta e diligente nos relacionamentos seculares; (j)buscar por todos os meios possíveis, ser motivo de imitação e edificação, alegria e satisfação, dentro e fora da Igreja e da Família; (k)participar do sustento da igreja com sua presença, testemunho, amor, dízimo, oração, serviço, comunhão e comprometimento; (l)comparecer aos cultos, Assembléias e às reuniões de planejamento ou com outros objetivos benéficos à Igreja; (m)oferecer a vida, através dos dons, do tempo e dos talentos para o bem da Igreja e suas Finalidades Básicas; (n)desempenhar as responsabilidades que lhes forem atribuídas, com presteza, dedicação e desinteresse material de qualquer gênero; (o)zelar pelo patrimônio espiritual, moral e material da Igreja como valores que ajudam-na a cumprir suas Finalidades Básicas; (p)propagar só o que facilite o progresso da Igreja em suas Finalidades Básicas e buscar consertos aos defeitos que ela praticar; (q)promover em grupo ou individualmente, obedecer a Jesus na evangelização de pessoas que lhe sejam próximas ou distantes; (r)sujeitar-se humildemente às orientações disciplinares do Grupo de Ética, da Igreja, em relação a membros e congregados; (s)procurar ou iniciar, quando mudar desta cidade, uma Igreja Batista da Convenção Batista Brasileira, que creia e viva o ensino bíblico como esta igreja, para que possa continuar servindo ao Senhor sem maiores dificuldades.

.

.