Orientação EB* - Princípios para as Lideranças dos MGs

(1)Acredite, sobre tudo, que o salvo, por ser guiado pelo Espírito de Deus (Rm.8:14), como fruto do Espírito (Gl.5:22-23), como operação da Graça (1Co.12:6, 2Co.3:5, Fp.2:13), quer fazer a obra do Senhor, deseja agradar a Deus, anseia estar envolvido no Reino dos Céus; Deus nos convoca a sermos líderes, para sabermos canalizar o potencial dos liderados em direção ao que eles realmente querem fazer para a glória de Deus. Portanto sejamos condutores deles nesta caminhada de serviço e dedicação ao Senhor. Um empregador disse que se culpava quando demitia alguém, pois não soubera treinar ou motivar o demitido a ser produtivo; quando reclamamos dos liderados que Deus nos dá, culpamos o Senhor e nossa própria liderança.

(2)Há 4 maneiras de se fazer ou levar pessoas a fazerem o que querem realmente fazer, como salvos que são: (1)sem pensar muito, sem criatividade, sem reuniões de planejamento, teremos idéias difíceis, muito trabalhosas que motivam pouco, poucas pessoas; (2)pensando um pouco, ainda sem criatividades, só com uma ou duas reuniões de planejamento, teremos idéias desagradáveis, trabalhosas que motivam alguns mais; (3)pensando mais, com alguma criatividade, ouvindo mais as pessoas, teremos jeitos mais agradáveis, menos trabalhosos, que motivarão muitas pessoas; (4)continuando a pensar, mesmo depois de tudo estar indo muito bem, descobre-se mais criatividades ao continuar ouvindo os que estão fazendo, chega-se a novas idéias ainda mais agradáveis, o que motivará ainda mais os que estão fazendo, e outros mais. Portanto tudo que acontece no grupo, é culpa do líder por não ter descoberto ainda, a melhor maneira de se fazer ou levar o grupo a fazer o que todos gostariam de fazer.

(3)Sempre programe e planeje um mês muito ativo, em cada uma das responsabilidades do MG, envolvendo o maior número possível de liderados, que sejam comprometidos com o MG ou colaboradores do MG

(4)Tenha sempre em mente, o que precisa ser feito, e deixe aos liderados o jeito de ser feito, deixe que pensem, sejam criativos, descubram a melhor maneira deles fazerem. A liderança diz a todos onde devem chegar, e todos dizem o melhor caminho a se seguir para chegar lá.

(5)Dê todo apoio possível a novos Projetos que algum Membro-Efetivo apresentar, e que ajude o MG a cumprir suas responsabilidades Regimentais.

(6)O papel do líder não é fazer as coisas, mas delegar, apoiar, motivar, desafiar, permitir que outros façam ao jeito de cada um.

(7)Valorizar o que se tem feito e os que estão engajados no fazer, registrando fielmente tudo em relatório para que nada seja esquecido e desmerecido no tempo.