Orientação EA*

– Sobre Liderança Cristã (cada MG.) dia 2

Baseado do livro “O líder que Deus usa”, de Russell P. Shedd

INTRODUÇÃO

Liderança é, deliberadamente exercer influência dentro de um grupo para levá-lo a alvos de benefício permanente, que satisfaz as necessidades do grupo.

Os indivíduos que seguem um bom líder vivem confiantemente. O otimismo penetra qualquer grupo que é abençoado com uma liderança piedosa.

Desde cedo José acalentou a idéia de aonde chegaria. Deus depois de moldar seu servo, através de muitos sofrimentos, elevou José a primeiro ministro do Egito.

Moisés foi determinado, rejeitou ser neto de Faraó; mostrou que tinha confiança nas promessas de Deus, e assim seguiu o que lhe foi ordenado fazer.

Davi, desde cedo foi destemido com urso, leão e Golias; tinha grande confiança na providência de Deus; esteve sempre demonstrando confiança para o seu povo.

.

A SELEÇÃO DOS LÍDERES QUE DEUS QUER USAR

(1)Oração – Jesus orou antes de escolher os doze, estes oraram antes de escolher o substituto de Judas; Antioquia orava e escolheu Paulo e Barnabé.

(2)Aprovação – se um líder falhou em sua atuação anterior, somente depois de muita comprovação deve ser escolhido para outra oportunidade na liderança de uma igreja.

(3)Disposição – disponibilidade demonstra prioridade pessoal para a obra, isto é que valoriza a habilidade e o talento que um líder possa ter, na sua função de liderança.

(4)Ensino – o líder deve estar apto ao ensino (1Tm.3:2), esta habilidade depende do desejo contínuo de aprender; esta postura acompanha os grandes líderes eficientes.

(5)Perseverança – os vencedores são persistentes, erram muito, falham muito, mas não desistem do que acreditam ser o melhor para si e para o grupo que está liderando.

.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

O caráter do líder que Deus usa... (Liderança sugere seguidores voluntários, enquanto o gerenciamento exige obrigação e o dever) (Hb.13:17 está falando de liderança e não de gerenciamento) (1)Santidade contra o pecado, (2)Ser cheio do Espírito Santo, maturidade espiritual, (3)Sabedoria em organizar a liderança, At.6, (4)Fé, confiança na direção divina, (5)Amor para com os liderados, (6)Servilismo antes de ser servido.

Num alpinismo com muitos sapos, somente um surdo chegou até o fim, pois os demais passaram a ouvir e considerar o pessimismo da grande platéia presente. Tenha certeza do que Deus quer para lhe usar, e siga em frente; muitos vão se aproximar para estar em suas lutas e vitórias, mas muitos vazios, desocupados, pessimistas, reclamadores, doentes, usarão, mesmo inconscientemente e com ótimas intenções, as maneiras mais carnais para tentar lhe impedir no que está em seu coração. Não os critique, mas também não deixe de fazer o que precisa, por causa deles; respeite-os fraternalmente, mas siga decididamente no que está para fazer, para a glória do Senhor.

A prática e o ensino de Jesus... (1)escolheu leigos e os treinou, (2)deu a eles uma nova mentalidade de vida e ação; deu morte para que centrassem nEle, (3)mostrou que a compaixão aos outros era essencial na liderança, (4)viveu confiado na graça de Deus e não em riquezas.

Impedimentos à Liderança Efetiva... (1)Incredulidade de alguns liderados, (2)Inconstância do líder no que realmente diz ser o melhor, (3)Desânimo diante das dificuldades, (4)Estagnação no ensino, nas visões e na vida, (5)Inveja do líder, dos outros líderes ou dos liderados, (6)Soberba do líder que não ouve seus liderados, (7)Falsidade, líder mentiroso.

Equilíbrio na liderança de estilo... (1)saber o que é determinação e teimosia, (2)escolher o meio termo entre flexibilidade e indecisão, (3)ser firme em vez de prepotente, (4)perdoar o pecado sem desculpá-lo, (5)ser humilde em vez de bajulador ou tímido, (6)ser decisivo com a visão em vez de independente, (7)ter seguidores leais em vez de homens de “sim”, (8)ser manso em vez de fatalista, (9)estar no meio termo entre mesquinhez e desperdício, (10)manter equilíbrio entre amor e verdade, (11)manter a visão sem ser visionário, (12)ser corajoso em vez de negligente.

Atitudes que fazem a liderança bíblica bem-sucedida... (1)Gratidão e alegria no Senhor, (2)Humildade, (3)Disposição para aprender, (4)Interesse no Reino, (5)Otimismo, (6)Oração perseverante, (7)Manter o foco na coisa principal.

O Amor como prática essencial... 1Coríntios 13:4-7 dá coordenadas do que acontece entre líderes e liderados cristãos, por causa da direção do Espírito Santo na vida de todos: (1)há paciência, bondade, lealdade, confiança, certeza do melhor, defesa, (2)sem invejas, ciúmes, orgulhos, arrogâncias, egoísmos, brutalidades, exigências, irritações, melindros, rancores, suspeitas, injustiças, (3)agirá com o outro, da forma que gostaria que o outro agisse consigo, custe o que custar, (4)é como se costuma dizer: amigo meu não tem defeitos, e não comete erros, no máximo, em último caso, ele passa por deslizes conertáveis e merece toda a chance de receber todo o perdão.

Recompensas da liderança... (1)Realização, (2)Fama que atrai seguidores, (3)Sofrimentos no mundo, (4)Recompensas eternas.

.

AS RESPONSABILIDADES DO LÍDER QUE DEUS USA... a liderança efetiva promove o bem-estar e o progresso

(1)Visão – entendimento claro dos objetivos finais da organização, tudo que faz e planeja está voltado a atingir tais objetivos, haja o que houver, custe o que custar

(2)Valores – estar sempre reafirmando os valores que identificam o grupo; isto faz a motivação geral ser mais evidente no que fazem, mesmo diante das dificuldades.

(3)Motivação – um líder estimula os liderados a confiarem na sua visão, e assim alcançarem alvos e manter valores que o gruo assegura como preciosos

(4)Administração – organizar e gerenciar, evitar o desnecessário, prevenir tensões e conflitos, tomar decisões, ajudar e orientar liderados, coordenar a caminhada.

(5)Unidade – fazer com que o grupo esteja se inter-relacionando de maneira que todos sejam importantes para todos, na convivência e na atuação de seus serviços

(6)Acompanhamento – formação de líderes secundários com paciência e perseverança, treinamento intensivo para que esta formação se concretize corretamente.

(7)Exemplo – o líder deve explicar e exemplificar, ele deve ser o grande exemplo do que diz e do que orienta aos seus liderados.

(8)Representação – o líder deve ser o representante fiel do que ele e sua liderança, bem como seus liderados, estão buscando ao existirem e ao agirem.

(9)Renovação – métodos, atuações, jeitos, tudo têm que sempre estar sendo revisto para que a criatividade não seja subtraída de uma liderança conquistadora.

.