Orientação E*

– Sobre Funcionamento dos MGs (cada MG) dia 2

Leia atentamente a estas diretrizes


(1)SESSÃO OU CONSELHO DE LIDERANÇAS?... Sessão (Democracia Direta) tem uma vantagem: todos participam de todas as decisões, quando bem quer; e por isto, tem 3 desvantagens, poucas pessoas gostam de sessão; todos decidem o que alguns devem fazer; demora-se muito para se decidir o que se deve fazer na vida da igreja. Conselho de Lideranças (Democracia Indireta), tem várias vantagens: Pessoas que trabalham decidem o que vão fazer; Cada MG é dirigido por muitos membros efetivos que gostam de atuar no serviço daquele MG; O Conselho coordena e limita ações dos MGs fora dos interesses da IBC; cada MG decide tudo com número igual de representantes.

(2)SOMOS SERVOS DO SENHOR... (1)Na linguagem humana, atuamos na obra de Deus como voluntários, mas na linguagem bíblica, somos servos, escravos, submetidos ao Senhor, e como tal não podemos fazer a obra do Senhor negligentemente, mas com o máximo de comprometimento. (2)Para atender aos objetivos bíblicos da igreja no mundo, a IBC se departamentou em muitos Ministérios Gerais, cada um com mínimo de 10 diretores idôneos, responsáveis pela atuação do seu MG na área que a igreja designou para que atuasse. (3)É importante lembrar que cada pessoa faz a obra do Senhor de um jeito próprio e diferente de qualquer outra pessoa, e deve ser respeitado nisto; por tanto se alguém vê alguma coisa que faria diferente, não critique, não atrapalhe, se for do mesmo MG, converse com a pessoa ou com a diretoria, discuta o assunto na reunião mensal do MG; se não for do MG, apenas dê sugestão à pessoa que está fazendo ou à Diretoria do MG. (4)Com este mesmo espírito, os MGs devem ser solidários uns com os outros, ajudando os outros no que for possível, para que alcancem seus objetivos, já que a vitória de um é a de todos.

(3)ATIVIDADES NOS CULTOS... Algumas das atividades do Calendário IBC, na responsabilidade dos MGs, deve ser executado nuns 10 minutos dentro de um culto dominical indicado pelo Pastor, na conveniência de cada momento possível.

(4)LIDERANÇA E PESSOAL NOS MGs...
(1)Todo MG deve ter um mínimo de 10 diretores (inclusive o Diretor Geral), comprometidos, membros efetivos (freqüente à EBD e na sua fidelidade em dízimos e ofertas, entre outras coisas) da igreja; somente estes podem coordenar qualquer projeto do MG. Assim, eles e outros que atuem em ensino, instrução e evangelização, devem se preparar melhor nos Cultos de Estudo da Bíblia (em Orientação G44)
(2)deve buscar ter seu Ministro Geral remunerado (integral como os demais Ministros Gerais, ou metade se der tempo não integral) ou não, pela igreja; um membro efetivo da igreja que seja bacharel ou esteja cursando um curso de teologia batista. Este escolhido deve ser tratado como um ungido de Deus, um chamado do Senhor, e como líder espiritual deve conduzir a diretoria e todos os colaboradores do MG a buscarem atender as responsabilidades regimentais delegadas pela igreja ao MG. Os meses disponíveis para as férias deles (inclusive os não-remunerados) devem ser Janeiro ou Fevereiro, podendo ser negociado com o Pastor da Igreja.
(3)Os Colaboradores, mesmo os exclusivos em outros MGs, devem, cada vez mais, ser um número expressivo, principalmente atendendo os Alvos Dez Anos.
(4)Deve ser sempre lembrado que qualquer um dos participantes deve ficar, atuar e ser comprometido com o MG, até entender que Deus o quer em outro MG; isto dará mais alegria e condição de ele ser muito útil nas mãos de Deus no que estiver fazendo. Além disto, seria ideal que os participantes fizessem o curso de teologia no site da igreja ou outro batista.
(5)Deve-se criar uma rede rápida de informação entre os participantes do MG, evitando que convocações sejam feitas nos avisos dos cultos da igreja.

(5)PROJETOS E SUSTENTOS NOS MGs...
(1)O ideal é que a igreja sustente sua vida e sua atuação, os dízimos e ofertas dos salvos é que devem fazer isto; assim, estamos todos comprometidos com a melhora da fidelidade dos crentes (eventualmente o MG.Administração pode ajudar numa ou outra situação, além do que já faz quando paga salários e encargos de funcionários e do Pastor dos jovens da igreja, impostos, tributos e taxas como água, luz e telefone da igreja; entrega o valor equivalente aos dízimos de todos os seus funcionários; e ainda preserva e aumenta o patrimônio da igreja para que todos os MGs possam usufruir adequadamente. Assim,
(2)Cada MG deve buscar ter pelo menos dois tipos de projetos; (a)Projetos de Ação (cada um com metas mensuráveis a serem alcançadas, se possível, mensal ou bimensal), com mais de um evento no mês, atendendo cada uma das responsabilidades regimentais, só coordenados por Membros Efetivos da igreja (EBD e dízimos); e Projeto(s) Auto-Sustentável, que gere recursos financeiros para si mesmo e para o MG em suas responsabilidades; estes devem produzir empregos bem remunerados a membros efetivos da igreja; uma ótima sugestão é o coordenador ser sustentado com 90% do lucro líquido até quando completar 10 salários mínimos; um projeto assim, que oferece bom serviço à sociedade, já está testemunhando e pregando de Jesus em nome da igreja. (b)cada MG recebeu algumas sugestões de Projeto Auto-sustentável, mas se não houver interesse, um MG pode usar a sugestão que foi dada a outros, além de outras (em Orientação N); (c)Qualquer destes Projetos, para funcionarem, se precisarem de CNPJ de uma empresa, procure a IBCentral; se precisarem de uma Associação, procure a Associação ECC; é importante que todos saibam que o Projeto desenvolvido por um MG, é só dele, ninguém pode lançar mão para querer para si ou para administrá-lo. (d)cada projeto exige metas mensuráveis, para que depois possa se saber o que foi feito, quanto foi feito, e se o desenvolvimento foi dentro de uma normalidade ou em atrasos prejudiciais; podendo assim identificar dificuldades a serem superadas para se melhor fazer o Projeto pretendido.

(6)PROPORÇÃO MINISTERIAL IBC... (1)A participação dos MGs no orçamento mensal da igreja é de acordo com a Proporção Ministerial do que fica para a verba ministerial: 25% MG.Evangelismo e Missões, 20% MG.Vizinhança Abençoada; 15% MG.Educação Religiosa, 15% MG.Comunhão, 07% MG.Ação Social, 05% MG.Ação Comunitária, 05% MG.Música, 05% MG.Oração, 03% MG.Relações Públicas, considerando as necessidades reais financeiras de cada MG para que consiga cumprir suas responsabilidades regimentais. (2)Para receber suas verbas, cada MG deve seguir um orçamento aprovado por mais de 6, em dez Diretores; e ao final do mês, apresentar notas fiscais e um relatório financeiro de como tudo foi investido.

PRINCÍPIOS PARA A LIDERANÇA DOS MGs.

(1)Acredite, sobre tudo, que o salvo, por ser guiado pelo Espírito de Deus (Rm.8:14), como fruto do Espírito (Gl.5:22-23), como operação da Graça (1Co.12:6, 2Co.3:5, Fp.2:13), quer fazer a obra do Senhor, deseja agradar a Deus, anseia estar envolvido no Reino dos Céus; Deus nos convoca a sermos líderes, para sabermos canalizar o potencial dos liderados em direção ao que eles realmente querem fazer para a glória de Deus. Portanto sejamos condutores deles nesta caminhada de serviço e dedicação ao Senhor. Um empregador disse que se culpava quando demitia alguém, pois não soubera treinar ou motivar o demitido a ser produtivo; quando reclamamos dos liderados que Deus nos dá, culpamos o Senhor e nossa própria liderança.

(2)Há 4 maneiras de se fazer ou levar pessoas a fazerem o que querem realmente fazer, como salvos que são: (1)sem pensar muito, sem criatividade, sem reuniões de planejamento, teremos idéias difíceis, muito trabalhosas que motivam pouco, poucas pessoas; (2)pensando um pouco, ainda sem criatividades, só com uma ou duas reuniões de planejamento, teremos idéias desagradáveis, trabalhosas que motivam alguns mais; (3)pensando mais, com alguma criatividade, ouvindo mais as pessoas, teremos jeitos mais agradáveis, menos trabalhosos, que motivarão muitas pessoas; (4)continuando a pensar, mesmo depois de tudo estar indo muito bem, descobre-se mais criatividades ao continuar ouvindo os que estão fazendo, chega-se a novas idéias ainda mais agradáveis, o que motivará ainda mais os que estão fazendo, e outros mais. Portanto tudo que acontece no grupo, é culpa do líder por não ter descoberto ainda, a melhor maneira de se fazer ou levar o grupo a fazer o que todos gostariam de fazer.

(3)Sempre programe e planeje um mês muito ativo, em cada uma das responsabilidades do MG, envolvendo o maior número possível de liderados, que sejam comprometidos com o MG ou colaboradores do MG

(4)Tenha sempre em mente, o que precisa ser feito, e deixe aos liderados o jeito de ser feito, deixe que pensem, sejam criativos, descubram a melhor maneira deles fazerem. A liderança diz a todos onde devem chegar, e todos dizem o melhor caminho a se seguir para chegar lá.

(5)Dê todo apoio possível a novos Projetos que algum Membro-Efetivo apresentar, e que ajude o MG a cumprir suas responsabilidades Regimentais.

(6)O papel do líder não é fazer as coisas, mas delegar, apoiar, motivar, desafiar, permitir que outros façam ao jeito de cada um.

(7)Valorizar o que se tem feito e os que estão engajados no fazer, registrando fielmente tudo em relatório para que nada seja esquecido e desmerecido no tempo.

RESPONSABILIDADES DAS LIDERANÇAS

MINISTRO GERAL... Ter e manter uma Diretoria comprometida com o MG; seu papel é treinar líderes para que coordenem e acompanhem pessoas que façam o que precisa ser feito no atendimento do MG em suas responsabilidades regimentais. Dê todo apoio possível às decisões da diretoria do MG, ajudando-a em suas decisões e atuações.

DIRETORIA... ter Projetos funcionando, levando o MG a cumprir suas Responsabilidades Regimentais; para isto, estar liderando Colaboradores e chamando outros, para que os projetos funcionem adequadamente.

COLABORADORES... ajudar os Diretores do MG a fazer seus Projetos funcionarem adequadamente, como o programado.

HINO DOS MINISTÉRIOS GERAIS DA IGREJA... cantado com a melodia do CC.469

1.Nossa igreja toda está a realizar, as obras do Senhor. Todos juntos a fazer o de melhor, em tudo o que Deus quer. Reunidos, em ação, Ministérios vão a trabalhar. Com ousadia e emoção, fazem a igreja atuar.

2.O Ação Comunitária vem cuidar, de feitos sociais. Ajudar famílias a saber vencer, suas dores pessoais. Com amor no Senhor, há muitos a se alcançar,

CORO... É a nossa igreja a obedecer, ao que Deus manda fazer.

3.O Ação Social vem para ajudar, carentes, mesmo irmãos. De uma forma ou outra auxílio sempre tem, com amor e o coração. Mas para acontecer, há cuidados a observar.

4.O Administração vem a gerenciar, os bens que a igreja tem. Pra manter, crescer e sempre melhorar, Testemunhar também. Construções e lazer, é patrimônio do Senhor.

5.O de Comunhão vem para integrar, igreja e os irmãos. Confraternizando todos de uma vez, Com muita devoção. A união fraternal, está em tudo a fazer.

6.O de Educação Religiosa vem, com instrução a ter. Nas Escolas de Treinamento e Missões, e também na EBD. A Palavra de Deus é o livro para os filhos seus.

7.O de Evangelismo e Missões que vem, nos leva a pregar. Na cidade, Estado e no mundo além, A obra sustentar. Muita gente já alcançou, mas há muito o que fazer.

8.O de Vizinhança Abençoada vem, vizinhos alcançar. Com cuidados e o evangelho a pregar, nosso testemunhar. Vamos juntos conquistar, os que Deus nos deu para ganhar.

9.O de Música, idôneo também vem, com o melhor louvor. Sem o humanismo que outros cultos tem, agradamos só o Senhor. Instrumentos e coral, irmãos cantando com amor.

10.O de Oração vem com a sua fé, nos leva a descansar. Sem os misticismos e o intransigir, de outros no clamar. Confiar é “relaxar”, saber que Deus sabe o que quer.

Outras Orientações estão no Regimento Interno, no mural de Relatórios na secretaria da igreja