Início do MG.Vizinhança Abençoada por Deus

Histórico do MG. na direção do Pr. Eduardo Santos, como Ministro Geral...

No dia 26 de março de 2006, na Rua Engenheiro Eduardo Pires no Bairro Recanto do Lago, deu-se inicio as primeiras atividades do Projeto Vizinhança Abençoada por Deus, batizado com este nome, pelo Pr. Jônatas David. Eu, Pr. Eduardo Santos e minha esposa Tatiane Santos aceitamos o desafio de pregar o Evangelho de casa em casa, nos quatro bairros mais próximos da Igreja, na época: Recanto do Lago, Wilson Brito, Bela Vista e Centro. Todo início é bastante difícil, e este primeiro desafio no bairro Recanto do Lago foi logo uma prova de fogo, pois pelas características do bairro “elitizado”, mas muito carente de Jesus tivemos bastantes dificuldades de penetração. Foi um trabalho laborioso, desafiador tanto pelo acesso as pessoas, quanto pela distância que percorríamos de pés. Fomos muito bem recebidos em todos os lares que conseguimos adentrar. Logo após começamos o trabalho no Centro, com o apoio dos adolescentes onde visitamos e recenseamos diversos lares, foram marcados diversos estudos bíblicos os quais foram abraçados pelo Ministério de Evangelismo e Missões. Realizamos no Bairro Wilson Brito 1º PRAZER EM CONHECER, impacto evangelístico durante o dia e a noite um culto ar livre em frente a Igreja Católica do bairro. Realizamos o 2º Prazer em Conhecer no Centro da cidade, onde vistamos várias residências, evangelizamos, marcamos estudos bíblicos, os embaixadores e mensageiras do Rei fizeram um trabalho de entrega de folhetos evangelísticos na Praça da Bíblia. O 3º Prazer em Conhecer foi realizado no bairro Bela Vista em parceria com o Coral da Igreja Batista de Bangú, RJ, foi uma grande benção na vida da Igreja, pois pudemos compartilhar o evangelho em diversos lares. Mais uma vez o Wilson Brito foi impactado, com a Palavra do Senhor, onde realizamos o ORANDO COM A VIZINHANÇA, toda a Igreja foi convocada a sair após a EBD. Neste ínterim alcançamos mais de 100 lares, onde oramos e deixamos pequenas lembranças da Igreja. No mês de novembro tivemos a presença da FAMÍLIA SORRISSO DE PALHAÇOS, vindo de Campos-RJ onde realizamos o PROJETO SORRISSO NA ESCOLA, onde crianças de 5 escolas da vizinhança se divertiram e ouviram a Palavra do Senhor, o Projeto encerrou-se com uma EBF em parceria com o Ministério de Educação Religiosa. Que começou na Escola Municipal no Wilson Brito e encerrou-se domingo pela manhã no Templo da IBC. Nas escolas foram arrecadados alimentos afim de fazermos cestas básicas para serem distribuídas em parceria com o Ministério de Ação Social no mesmo bairro (Wilson Brito), onde também foram pintadas diversas residências. O mês de novembro é marcado pela transformação do PROJETO VIZINHANÇA ABENÇOADO POR DEUS no MINISTÉRIO VIZINHANÇA ABENÇOADO DA IGREJA, aumentando sua área de atuação de quatro para dez bairros e assumindo os Núcleos de Oração e Testemunho presentes nestes bairros. No mês de janeiro de 2008 tivemos o 4º Prazer em Conhecer, desta vez um trabalho durante a segunda quinzena de janeiro onde saímos em grupo para evangelizarmos a vizinhança, durante a semana e final de semana. Em maio realizamos o 1º ENCONTRO DE VIZINHOS COM CRISTO, onde os Núcleos convidaram seus vizinhos para participarem de atividades na Igreja. Durante o ano de 2008 foram realizados quatro Encontros de Núcleos Vizinhos na Igreja. No mês de julho recebemos o INSTITUTO CRISTÃO DE PESQUISAS, ICP. Onde realizamos um Simpósio Sobre Seitas e Heresias, foram 82 inscritos entre eles 18 igrejas representadas. Foi inaugurado o TELEVIZINHANÇA, serviço de telefonia para enviar recados de aniversário, versículos bíblicos e receber pedidos de oração da vizinhança da Igreja, mas tarde sendo incorporado a este o TELEFONE MISSIONÁRIO. Em novembro realizamos CONGRESSO DE MISSÕES URBANAS, com oradores locais e impactos no Wilson Brito, com o objetivo de treinar a Igreja mãe e filhas para um evangelismo mais eficaz na vizinhança da Igreja. Este Ministério só existiu por encontramos ao nosso lado irmãos e amigos, amados do Senhor, dispostos a fazer a obra, a caminhar a lugares distantes, muitas vezes em um sol de rachar a testa com diz o bom nordestino, mas no final sempre um grande prazer de ter cumprido o mandado do Mestre. Não vou citar nomes para não fazer injustiças, mas aprouve o Senhor continuar usando neste ministério.

Este é um resumo do que vivenciamos, as fotos que ficam com certeza mostram mais do que estas letras. A semente foi plantada no coração destas famílias, em breve dentro da história da Igreja com certeza colheremos os frutos. Que Deus continue abençoando este Ministério de Benção para a Igreja e para sua Vizinhança. Deus use poderosamente seu novo Ministro.

Pr. Eduardo Santos, Esposa e Filhos (16 de Dezembro 2008)

Mais tarde pretendo escrever um livro com este título VIZINHANÇA ABENÇOADA POR DEUS...OREM TODOS POR NÓS!